Hora de implementar a Transformação Digital
Se você esta aqui tenho certeza que já tenha compreendido a importância e a necessidade das empresas se mobilizarem para implementarem este ritmo de mudança digital.
Então seja bem-vindo! Tenho certeza que irei lhe ajudar a maximizar seu entendimento e senso de urgência.
Uma pequena reflexão: a expectativa do fechamento PIB 2019 para o Brasil que é de 0,9%, em contrapartida o e-commerce acumula neste momento uma alta de 12%, ou seja, o meio digital esta com um crescimento até a data de 11 vezes a mais que o Brasil. Agora seu eu te perguntar onde você investiria seu orçamento, qual seria a resposta: convencional ou digital? Viu o tamanho da oportunidade que temos.
Neste momento é importante entendermos que esta evolução não acontece sem o pleno engajamento de toda liderança e consecutivamente demais funcionários. A empresa precisa entender que é necessário criar um pilar estratégico na organização para conduzir estas transições, visando estabelecer esta nova realidade.
Consigo lhe afirmar que neste momento a sobrevivência de muitos empreendimentos no mercado estão dependendo da transformação digital.
O tamanho da sua empresa não importa e o segmento também, pois transformar-se digitalmente é uma necessidade indiscutível para conseguir se manter de forma competitiva no mercado.
O fator chave de sucesso deste processo é justamente iniciá-lo. Milhares de empresas e negócios estão literalmente "estacionados" diante da falta de iniciativas.
Ficar olhando as mudanças acontecerem no mercado sem entrar e começar, é um risco assumido maior do que entrar de “cabeça”. Lembre-se, o seu concorrente neste exato momento pode estar trabalhando com a transformação digital do seu segmento e categoria.
Já se imaginou em ter que correr atrás do prejuízo? Ter que desenvolver o que o seu concorrente fez e você não viu.
Agora vem o pior - as vezes ficar esperando seu segmento mudar e a mudança ocorrer, você pode não ser mais capaz de “tirar o tempo” buscando a tecnologia, pois a plataforma implementada pelo seu concorrente já esta consolidada e você perdeu o timing.
Nesta linha de pensamento não é possível negar esse novo contexto, por isso, é hora de olhar para as mudanças com uma visão positiva e aproveitar o que elas podem oferecer.
Inicialmente é necessário o entendimento de todos envolvidos que a transformação digital não é uma tendência e sim uma realidade.
Sabemos claramente que o novo pode gerar o sentimento de insegurança e até mesmo assustar, neste momento é importante posicionar que a mudança é necessária para o negócio e somente assim teremos a vantagem competitiva necessária.
Podemos compreender como a adoção de um novo fenômeno, que incorpora a Mentalidade, Atitude, Operação com o uso da tecnologia em resposta ao cenário disruptivo, com foco em inovação e experiência do usuário.
Pilares da Transformação Digital
Importante enfatizar neste momento que estamos falando de um assunto que ainda está muito vivo e em plena construção. Com o passar do tempo nesta era digital vamos aprendendo mais e consecutivamente melhor o fluxo, isso evolve desde como interagimos com as informações até como acionamos e falamos com pessoas via dispositivos disponíveis.
Nesta concepção dos pilares da transformação digital faço cinco aberturas, sendo elas:
- Atitude para mentalidade digital
- Transformação dos processos operacionais
- Transformação dos modelos de negócios
- Inovando tecnologicamente
- O valor da transformação digital para as empresas e pessoas
A todo momento que busco uma referência sobre a transformação digital, observo diferentes raciocínios. Mas o que fica claro nesta jornada é que ambos visam estabelecer uma ordem para este pensamento.
Minha intenção aqui é maximizar seu entendimento, e para isso estou me apoiando em 5 pilares: Mentalidade, Processos, Negócios, Inovação e Valor.
- Atitude para mentalidade digital
Hoje no mercado encontramos facilmente empresas que nasceram com esta mentalidade totalmente digital e foram capazes de transformar o segmento de atuação.
Tendo em vista que sua empresa não nasceu digital e visa buscar esta mudança, precisamos definir qual o modelo de pensamento que todos da organização devem ter para garantir esta evolução e como vamos provocar que as atitudes reflitam esta mentalidade digital.
1.1. Engajamento da Liderança
Tudo começa com a alta liderança e consecutivamente com todos os líderes da empresa. É este profissional que irá demonstrar via exemplos, que irá impulsionar a mudança necessária e principalmente, conduzir a equipe por estes novos caminhos.
A transformação só ocorrerá se todos os líderes estiverem envolvidos de qualquer forma com este novo pensamento. Para isso é necessário a apresentação de informações, update e constantes lembretes de onde vamos chegar com esta mudança.
Nestes fóruns é importante dar as devidas aberturas, pois a mudança pode gerar insegurança e é necessário o clima ideal para a troca estas informações. O pensamento de todos deve estar alinhado para o novo e a resiliência é fundamental para o novo dia a dia. Com todos estes alinhamentos garantidos as chances de sucesso aceleram exponencialmente.
1.2. Mindset digital
Implantar este pensamento digital na organização é extremamente importante, pois as pessoas precisam se inteirar de tudo que esta acontecendo, tanto internamente quanto no mercado nacional e internacional. Para isso leve sempre cases e discussões de empresas que realizaram esta transformação e hoje esta em outro patamar. Temos que ressignificar este momento e sentimento.
Se você avaliar que não existe ninguém capacitado internamente para capturar estas informações no mercado, é importante buscar fora. Este pilar é estratégico para a mudança de pensamento.
Desta forma o valor do mindset digital na sua organização passa a crescer e cria-se as condições ideais para este novo momento.
1.3. Evolução Digital
A transformação digital só acontece quando usamos a inovação como ferramenta e estimulamos o pensamento para o cenário digital. Isso exige um certo conhecimento sobre as principais práticas no mercado de atuações digitais e soluções que estão sendo desenvolvidas, usadas no dia a dia para conquistar este posicionamento.
Frente as tecnologias mais conhecidas e utilizadas podemos citar:
- Mídias sociais
- Computação em nuvem
- Acesso remoto
- Mobilidade
- Big Data
- Internet das coisas
- Inteligência Artificial
Para conquistarmos esta evolução digital em alguns momentos teremos que abandonar processos e padrões conhecidos até entrar no universo desconhecido.
O que temos que ter em mente é que não existe uma limitação para questões tecnológicas. Elas podem ser desde uma transformação nos processos até implementação de novas ferramentas tecnológicas que vão fazer toda a diferença na produção, venda e distribuição.
Este pensamento é bem amplo e precisa considerar tudo o que é feito de uma forma diferente ao que era tido como o usual na organização.
Para alcançar esta evolução digital não podemos ter medo de errar e principalmente, penalizar as pessoas por tentarem pensar de forma diferente e arriscarem o novo. Por isso que a liderança precisa estar tão próxima. Quando o risco for assumido, todos estarão cientes e um fator chave é a fluidez na comunicação e liberdade para uma atuação criativa e colaborativa.
2. Transformação dos processos operacionais
Este é um dos pilares mais importantes para os funcionários da organização e muitas vezes acaba sendo esquecido por focarem muito nas novidades. A transformação digital não se resume unicamente a fornecer uma melhor experiência por meio de canais virtuais, atendimentos ágeis e integrado.
Por isso a modelagem dos processos internos é significante para a inovação. Com estes ajustes são possíveis entregar mais valor em cada etapa. Em muitos casos basta ajustar o novo fluxo de informações, garantir uma maior colaboração e trabalho em equipe, que os resultados e as experiências dos clientes serão transformados.
3. Transformação dos modelos de negócios
Este é o momento que você precisa olhar para o mercado, além dos muros e janelas da sua organização. O foco é buscar o entendimento do que esta acontecendo no seu segmento, no Brasil e no Mundo. Depois de terminar este trabalho você precisa ter claramente a visão de quais são as tendências e expectativas dos seus clientes para o dia a dia.
O Google Trends mostra claramente como as buscas veem aumentando ao longo do último ano no Brasil. Use esta ferramenta a seu favor e capture o que esta acontecendo.
Com o entendimento amplificado, fica mais fácil de dar continuidade nos projetos internos e mais segurança, pois vocês entenderão que estão no caminho certo.
Cabe neste momento a construção de uma matriz de competitividade, um dos pilares que não pode faltar para avaliar seu concorrente é Inovação. Se vocês identificarem que os seus concorrentes não investem neste tema, pode ser ai o seu grande diferencial mercadológico, e esta transformação digital pode lhe impulsionar fortemente como o pioneiro.
4. Inovando tecnologicamente
Na minha opinião não existe uma mudança exponencial se não houver o emprego de novas tecnologias e soluções desenhadas para o seu negócio e segmento.
Ser capaz de desenvolver uma solução com análises preditivas de dados são exemplos de como novos modelos de negócios podem se consolidar. Isso só é possível graças ao aprimoramento do atendimento ao cliente e à assertividade nas tomadas de decisão, que é o pilar de processos operacionais. Além de avançar tecnologicamente, você atingirá diretamente a linha de redução de custos, uma vez que a predição de pedidos não exige um contato ativo.
Lembre-se o Brasil já tem oficialmente, mais smartphones ativos do que pessoas. Os números são da Fundação Getúlio Vargas, que, em uma nova edição de sua pesquisa anual sobre uso de tecnologia neste ano de 2019, revelou que, hoje, são 230 milhões de celulares em funcionamento no país contra 210 milhões de habitantes, de acordo com os dados mais recentes do IBGE, agosto de 2019.
O que isso implica para você e sua empresa? Este indicador sinaliza que muitas pessoas estão conectadas a rede e podemos trabalhar com soluções que são destinadas a smartphones. Este desenvolvimento pode ser deste uma página de internet que se adapta a tela do celular, conhecidas como páginas responsivas, quanto um aplicativo.
4.1. Robotic Process Automation ou RPA
RPA é o nome dado às soluções de automação com o uso de softwares (robôs) que navegam na camada de visualização de sistemas, podendo simular um usuário interagindo com a tela ou até mesmo trabalhando em segundo plano para gerar as informações necessárias.
Eles têm o objetivo de substituir tarefas repetitivas, operacionais e de baixa importância — assim manteremos as pessoas livres para atuar em atividades mais nobres que exigem o pensamento humano e os sentimentos.
4.2. Área de TI envolvida, pilar fundamental
A área que irá mais lhe ajudar nesta jornada da transformação digital é o time de TI, e eles são indispensáveis das reuniões e discussões estratégicas.
Importante entendermos que o time de TI muitas vezes não tem uma visão comercial apurada, sendo necessário um momento dedicado para calibração. Desta forma evitamos desencontro de informações e entendimentos diferentes das expectativas.
Diria que as áreas devem atuar como um verdadeiro ecossistema, onde todos retroalimentam as áreas com as frentes que estão sendo conduzidas e o que tem pela frente.
5. O valor da transformação digital para as empresas e pessoas
Depois que você conseguir implementar este pensamento digital na sua organização, irá se surpreender com os insights diários que as equipes passarão a ter. Posso lhe afirmar que a amplitude de pensamentos e estratégias construídas aumentam consideravelmente e junto temos dois indicadores que podemos acompanhar, um sendo o aumento da conversão e o segundo seria a redução dos custos, que acabam sendo natural.
Outro pilar que irá observar o avanço é Experiência do Cliente, pois ela passará a utilizar todos os canais desenvolvidos e a fidelização passará a ser automática, pela confiança na marca, produto e organização.
Então agora você tem claramente a visão que investir em tecnologia, melhorar os processos internos, empoderar os funcionários são exigências que não podem deixar de ser atendidas na era digital.
Minha experiência com o assunto me permitiu definir esta abordagem, mas além do meu conhecimento também me orientei na realidade vivenciada pelas principais empresas do mercado e considerei os pensamentos dos profissionais mais engajados com a transformação digital no Brasil e no Mundo.
Se pudesse resumir em algumas frases o que seria a transformação digital, diria a você:
- O objetivo da transformação digital é criar um novo valor para o cliente.
- Desenhar cada jornada usando a tecnologia certa.
- Significa olhar pra dentro e olhar pra fora, corrigir o curso e acelerar.
- Usar mais os canais digitais que os meios convencionais.
- Conhecer novas soluções, melhorar processos e trabalhar com eles.
- Maximizar o entendimento sobre o comportamento do meu cliente.
- Ser mais produtivo e inteligente com seus dados e atitudes.
Crie um hábito de sempre observar o que esta acontecendo no mercado, quais são as tendências nacionais e internacionais e compartilhe suas pesquisas, pois assim todos seremos impactados pelo conhecimento e o avanço virá velozmente.DESCUBRA COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DIGITAL TRABALHANDO EM CASA USANDO A INTERNET VENDENDO PRODUTOS DIGITAIS E GANHANDO COMISSÕES!
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