Primeiros passos da abertura de um mercadinho de bairro
1*Localização Para Abrir um Mercadinho
2*Licenças Necessárias Para Abrir um Mercadinho
3*Vídeo Como Montar Um Mercadinho de Bairro
4*Equipamentos necessários para abrir um mercadinho de bairro
5*Estoque inicial para abrir um mercadinho de bairro
6*Fornecedores e equipe de funcionários para abrir um mercadinho de bairro
7*Tenha um bom capital de giro
8*Dicas de Como Manter ao Abrir um Mercadinho
9*Marketing é importante para abrir um mercadinho
Antes mesmo de pensar em localização, ou documentação necessária para abrir um mercadinho de bairro é preciso que você tenha um bom plano de negócios.
Esse planejamento é fundamental para que está abrindo um negócio, independentemente do ramo.Ele serve basicamente para organizar as ideias referentes ao empreendimento, analisar custos e orçamento disponível e, assim, evitar erros que muitas vezes são fatais em novos empreendimentos.
Nele é importante conter informações como:
- Descrição do perfil do negócio;
- Definição da missão do empreendimento;
- Descrição de todos os produtos e serviços que serão oferecidos;
- Definição do segmento de clientes do empreendimento;
- Análise de perfil do público-alvo;
- Descrição dos diferenciais, qualidade e custo-benefício a serem promovidos;
- Análise completa do mercado;
- Cálculo dos investimentos necessários;
- Definição do operacional necessário, mão de obra e equipamentos;
- Definição do enquadramento tributário do novo negócio.
Depois de elaborar todo o planejamento de negócios, o passo seguinte é cuidar da localização do empreendimento.
Veja a seguir como esse passo funciona.
Localização Para Abrir Um Mercadinho
Você irá precisar de um espaço amplo, que tenha a possibilidade de ter mais de uma porta para entrada e saída que funcionem constantemente.
Por isso, antes de escolher o local para alugar ou comprar, observe se ele possui três características importantes:
1* Segurança de estar aberto de segunda a domingo até o meio dia;
2*Visibilidade para que os clientes e futuros clientes possam ver o seu ponto;
3*Local para estoque, para que não tenha apenas os produtos da prateleira.
Para que uma boa localização seja garantida é interessante que o ponto seja próximo a paradas de ônibus, que são locais vistos tanto pelos transeuntes como por quem está esperando pela condução.
Outro ponto interessante é o acesso. Vias que ligam o bairro ao centro da cidade são muito interessantes.
Não se esqueça de, se possível, escolher um lugar com um estacionamento próprio ou mesmo vagas na rua com fácil acesso.
Lembre-se: quanto maior o fluxo de pessoas e veículos pelo local, melhor para o seu empreendimento.
Vale lembrar que o cliente do mini mercado não é apenas um cliente tradicional de feira mensal, mas também o de pequenas compras do dia a dia que acaba virando um cliente fiel se sentir atraído pelo espaço.
Além disso, é interessante que o local comporte o número de gôndolas, geladeiras, freezers, balcões e tudo mais necessário, de maneira confortável para que os clientes circulem.
No entanto, esse detalhe é adaptável, afinal, existem mercadinhos de bairros que funcionam em espaços bem pequenos, com 40 ou 50 m².
Licenças Necessárias Para Abrir Um Mercadinho
Se quer abrir um mercadinho de bairro será preciso registrar o empreendimento antes.
Para que seu empreendimento seja classificado como um mini mercado, ele precisa ter no máximo 300 m².
Se ultrapassar esse limite, será considerado um supermercado de maior porte e as licenças modificam um pouco, respeitando as particularidades de cada região e vigilância sanitária da cidade.
De maneira geral, o que caracteriza o empreendimento como um supermercado é a venda de produtos voltados para alimentação, sejam eles prontos ou enlatados.
É o tamanho do espaço do empreendimento que o definirá como mini ou não.
O proprietário precisa fazer o registro como pessoa jurídica e na junta comercial da cidade.
Esta parte é necessária para se conseguir um CNPJ, número da empresa diante da receita federal do Brasil, como um CPF para pessoa jurídica.
É aconselhável que todo esse trâmite seja feito com a ajuda de um contador, que também ajudará em caso de contratação de funcionários.
O valor de abertura de empresa para se obter um CNPJ varia conforme a cidade e o tipo de empresa, se tem sócios ou não e do profissional escolhido para abrir a empresa.
O mercadinho só pode entrar em funcionamento mediante alvará expedido pela vigilância sanitária da cidade.
Para obter tal licença, é preciso estar cadastrado no CMVS – Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária, do sistema estadual de vigilância sanitária, o SEVISA.
Agentes irão visitar o estabelecimento e, em seguida, verificar se o espaço pode ter uma autorização para funcionamento, que é sempre atualizada ao menos anualmente.
Tal procedimento é necessário porque o espaço manipulará alimentos, e caso isso aconteça sem um cuidado especial, pode ocasionar danos à saúde.
Equipamentos Necessários Para Abrir Um Mercadinho De Bairro
O investimento maior deve ser em produtos, mas é preciso de uma estrutura base para abrir um mercadinho de bairro.
O primeiro a se pensar é na exposição dos produtos, que pode ser feita em prateleiras encomendadas de vidro, madeira ou gôndolas.
Para quem não conhece, gôndolas são prateleiras em ferro com estrutura base também em ferro e diversas prateleiras para que os produtos sejam colocados, sejam em menor ou maior peso.
Caso venda congelados e produtos que necessitem de uma refrigeração – como carnes, iogurtes e afins -, irá precisar de um ou mais freezers.
Eles podem ser do modelo tradicional com tampa em material não transparente e abertura para cima ou próprios para exposição, em aço ou ferro com tampa de vidro cromado para que o cliente veja o produto.
Lembre-Se De Fazer Uma Bela Fachada De Mini Mercado. Isso Atrairá A Atenção Dos Seus Clientes.
Há ainda o expositor vertical com refrigeração, semelhante a uma geladeira que geralmente os estabelecimentos comerciais colocam garrafas, manteigas, entre outros.
O valor varia com o tamanho do expositor, podendo chegar a R$ 20 mil.
Balcões também serão necessários, caso você pretenda montar setores como padaria, açougue etc.
Além deles, invista em equipamentos para o funcionamento dos caixas, como computadores, máquinas específicas, gavetas de dinheiro e mais.
Assim, o ideal é fazer o planejamento personalizado para seu mercadinho e descobrir quanto você gastará para abrir as portas.
Estoque Inicial Para Abrir Um Mercadinho De Bairro
Estamos falando de um empreendimento de porte pequeno que conte com um investimento inicial baixo.
Por isso, é importante providenciar um estoque inicial de produtos reduzido.
Além de garantir que você não tenha prejuízos e problemas com armazenamento, contar com um estoque menor evitará que tenha dinheiro parado em forma de produto, aumentando sua possibilidade de giro de capital.
Por isso, a ideia é comprar uma quantidade pequena de muitos produtos diferentes e não comprar grandes quantidades de poucos produtos.
Dê preferência para os itens de consumo mais básicos e, dentro do possível, invista em produtos diferenciados que possam ser interessantes para o seu público.
Fornecedores E Equipe De Funcionários Para Abrir Um Mercadinho De Bairro
Qualquer empreendimento que ofereça serviços ou produtos precisa contar com uma equipe interessada e bons fornecedores.
Isso não será diferente ao abrir um mercadinho de bairro.
A boa notícia é que um mercadinho não necessita de muitos funcionários.
Geralmente dois ou três são o suficiente para que ele funcione bem.
Mas se você quiser uma equipe mais completa e funcional, vale a pena investir em um operador de caixa, um responsável pela padaria, um responsável pelo açougue e um responsável pela reposição das gôndolas e limpeza do local.
Como estamos falando de um empreendimento de pequeno porte, você mesmo pode cuidar de uma dessas funções e/ou ficar responsável pela administração do estabelecimento.
Mas, se você não entender muito disso, vale a pena contratar um profissional.
É importante também escolher bem seus fornecedores.
Quanto melhor forem seus preços, serviços e produtos, melhor será para seu mercadinho.
Além disso, sua relação com eles também deve ser boa, saudável e íntegra.
Isso garantirá que você sempre tenha atendimento prioritário em entregas e consiga negociar melhor prazos.
Uma boa maneira de conseguir o contato de bons fornecedores é conversando com donos de mercadinhos de outras regiões e coletando referências.
Ninguém melhor do que um empreendedor da mesma área para lhe indicar profissionais competentes e empresas sérias.
Apenas não se esqueça de pesquisar sobre as indicações antes de contratar seus serviços.
Tenha Um Bom Capital De Giro
Essa dica é fundamental para que você possa manter seu mercadinho de bairro funcionando tranquilamente por pelo menos alguns meses.
Ter um bom capital de giro fará com que você possa fazer coisas como:
- Repor seu estoque antes de receber os lucros dos produtos já vendidos;
- Investir em produtos diferenciados depois da inauguração do seu empreendimento, com base nas necessidades dos seus clientes;
- Promover possíveis promoções para fidelizar seus novos clientes;
- Cobrir gastos com imprevistos que possam vir a acontecer como a quebra de um equipamento, por exemplo;
- E muito mais.
Por isso, é importante realizar um bom plano de negócios.
Com ele é possível saber ao certo qual será o capital de investimento necessário para abrir as portas do seu mercadinho de bairro, e quanto será preciso ter em caixa para garantir um bom capital de giro.
Dicas De Como Manter Ao Abrir Um Mercadinho
Quando se planeja abrir um mercadinho de bairro, é importante ter em mente que, mais importante do que contar com preços baixos, é preciso oferecer serviços e produtos essenciais de maneira diferenciada.
Por isso, é fundamental que você dê a devida atenção ao atendimento.
Esses empreendimentos são conhecidos por contarem com preços um pouco maior que a média praticada em mercados maiores, e também pela conveniência de estarem mais perto dos clientes, atendendo de uma maneira mais personalizada.
Pode ser que no início seja necessário diminuir a margem de lucros e desta forma atrair o público.
Mesmo que perca um pouco mais em lucro, irá fidelizar a clientela e conseguir seu ambiente sempre cheio.
Mas não faça isso de uma maneira prejudicial ao seu empreendimento, colocando a saúde financeira do seu mercadinho em risco.
Além de contar com preços promocionais, é fundamental investir em técnicas de marketing.
Uma boa maneira de divulgar seu empreendimento sem gastar muito é a panfletagem.
Carros de som e distribuição de encartes com promoções também são interessantes.
Vale muito a pena também investir nas redes sociais, criando perfis do seu mercadinho em diferentes plataformas e divulgando ofertas, produtos e serviços através deles.
Lembre-se que quase 100% da população atualmente tem acesso à internet e usa as redes sociais diariamente.
Além de ser uma boa saída, esta é uma técnica de marketing praticamente de custo zero.
Invista em serviços de qualidade, que são importantes em ambientes de comércio.
Em venda de alimentos, o mais importante sempre é a limpeza.
Procure deixar as prateleiras sempre limpas e verificar os produtos periodicamente quanto ao vencimento, bem como o armazenamento.
Da mesma forma que um ambiente se sobressai com boa limpeza, pode ganhar má fama rapidamente se o inverso acontecer.
É interessante também que você tenha o cuidado necessário com o layout do seu mercadinho.
Investir em decoração é legal, mas evite o exagero. Procure contar com cores claras nas paredes e gôndolas e uma boa iluminação.
Além disso, prefira um ambiente com boa circulação de ar e sem muito barulho.
Ninguém gosta de frequentar mercados ou minimercados abafados, barulhentos e escuros.
Agora que você sabe mais sobre como abrir um mercadinho de bairro e garantir boas vendas será mais simples investir sem medo.
Lembre-se sempre de planejar todos os passos do seu empreendimento e contar com profissionais qualificados para lhe auxiliar.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso,
estude em livros,
contrate uma consultoria ou use A INTERNETE para buscar conhecimentos.Bom eu resolvi escrever este artigo porque ,já trabalhei em Mercadinho nas minhas folgas quando eu trabalha em
Urucu/Petrobras como o regime de trabalho era 14 POR 14 ou seja 14 trabalhando e 14 dias de folga,nas minhas folga ajudava um amigo meu em Manaus o Elias que tinha um Mercadinho bem no Centro de Manaus,proximo ali ão Garrajão.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas e
conomias e o bem-estar da sua família em um chute!
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